Com o intuito de avaliar a infraestrutura, equipamentos, funcionamento e manutenção das Estações Elevatórias de Esgoto - EEE, a equipe da fiscalização ambiental e políticas ambientais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável - Semad, visitou cinco unidades, na sexta-feira (2/9), juntamente com a equipe da Copasa.
A ação aconteceu devido a demanda da Associação de Proteção e Defesa das Águas de Vargem das Flores - Aprovargem e de moradores locais decorrente ao mal cheiro que ocasiona quando, por algum motivo extraordinário, o esgoto sai pelo extravasor e é lançado no curso d’água próximo.
Uma das principais fiscalizações durante as visitas foi quanto ao número de bombas funcionando em cada Estação. “Todas estão nas mesmas condições, com funcionamento de duas bombas. Foi muito importante entendermos o funcionamento das elevatórias, principalmente diante das reclamações de moradores. A fiscalização ambiental estará atenta para não ter impactos negativos nos cursos d'água e prejudicar a comunidade local”, declarou a Diretora de Fiscalização Ambiental, Eclair Pedra.
O EEE tem o objetivo de encaminhar os efluentes sanitários, por meio de motobombas submersíveis, até a rede de coleta de esgoto ou até uma Estação de Tratamento de Esgoto. As unidades visitadas - EEE Três Barras; Maracanã; Praia (Europa); Barroquinha (Barraginha) e Icaivera - fazem parte da Área de Proteção Ambiental – APA Vargem das Flores.
CLIQUE AQUI E ACESSE A GALERIA DE FOTOS